sexta-feira, 20 de maio de 2011

Plano de Aula!


As Paisagens do meu lugar .

19/05/2011
Autor e Co-autor(es):
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Co-autor(es):
Leide Divina Alvarenga Turini


Estrutura Curricular:

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Geografia
Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial
Geografia
Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber que existem paisagens diferentes no lugar em que mora;
Identificar os elementos existentes na paisagem do lugar em que mora e que interferem na sua configuração e diferenciação; 
Reconhecer que as paisagens dos lugares sofrem transformações, ao longo do tempo;
Perceber que as modificações provocadas pelos seres humanos nas paisagens têm como objetivo atender as suas necessidades e interesses.

Duração das atividades

05 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ao longo dos anos os alunos têm estudado o lugar e a paisagem, categorias de análise da Geografia. Para iniciar as discussões sobre a paisagem do lugar em que os alunos vivem é importante retomar os conhecimentos que os mesmos possuem, levando em consideração o seu lugar de vivência e as suas experiências. 

Estratégias e recursos da aula

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).
Atividade 1

Professor(a), a categoria geográfica paisagem é de grande importância no ensino de Geografia, pois possibilita compreender o processo de produção e de modificação dos lugares. As paisagens podem ser naturais ou humanizadas e são constituídas pelos elementos sociais, econômicos, culturais e naturais que se inter-relacionam e estão em constante modificação, sendo perceptíveis por meio dos sentidos (visão, audição, olfato e tato). Assim, "Tudo aquilo que nós vemos, o que a nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista alcança. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc" (SANTOS, 1988).

1. Solicite aos alunos que escolham uma paisagem que mais chama a sua atenção no lugar em que moram. Utilizando a câmera do netbook ou uma câmera digital, fotografe o lugar escolhido. Outra possibilidade é pesquisar uma imagem do lugar em que moram nos sites de busca na internet.

 2. Com o uso do netbook,  celular ou de uma câmera digital, registre a imagem de uma paisagem do lugar em que mora e que mais chama a sua atenção.

 3. Abaixo da imagem escreva uma frase justificando a sua escolha. Depois, envie a imagem para o email do professor(a).
Informe os alunos que é necessário identificar o lugar que foi fotografado e quem registrou a imagem, conforme o exemplo abaixo:

 Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem
  Autor: nome do aluno
Data: dia, mês e ano

Atividade 2

A partir das imagens enviadas pelos alunos, a atividade terá continuidade com a proposta de organização de um painel das Paisagens do meu lugar. Sugerimos que todas as imagens sejam enviadas para o email de todos os alunos e que cada um selecione e organize o seu painel.
 1. Solicite que escolham cinco imagens das paisagens do lugar onde moram e que mais chamaram a sua atenção.


   Imagem: Painel organizado a partir de fotos de paisagens da cidade de Guanambi-BA  
Organização: Ínia Franco de Novaes
 Data: 15 de abril de 2011 

As fotos utilizadas para a montagem do painel estão disponíveis em:
Acesso em: 05 de abril de 2011 

2. Depois, escreva um pequeno texto justificando a escolha. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor, que poderá ser objeto de avaliação.
Professor(a), após receber os álbuns produzidos pelos alunos e realizar suas avaliações, encaminhe os mesmos para o email dos alunos. Com o netbook ou no laboratório de informática, conectados à internet, solicite que acessem o email e que salvem na pasta de trabalho a atividade realizada pelos colegas. Assim, durante as apresentações, poderão acompanhar as imagens dos painéis e as explicações dos colegas. O painel poderá ser feito em programa próprio que cria e edita desenhos, além de exibir e editar fotos digitalizadas, o que possibilita usar a criatividade. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KolourPaint e no caso do sistema Windows, o programa é o Paint.   

Atividade 3

1. Organize um momento para a apresentação do álbum de imagens das Paisagens do meu lugar.  Assim, os alunos terão a oportunidade de contar para os demais colegas os motivos de suas escolhas, o que possibilita ampliar as escalas de análise e de discussão. Se possível, leve para a sala de aula o mapa político do município e da cidade/distrito em que moram, o que facilita localizar os lugares em que as imagens foram registradas ou oriente os alunos a realizarem o download do programa Google Earth  no endereço web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. 


  Imagem: Link inicial do Google Earth
Acesso em:  13 de março de 2011 

2. Depois, peça aos alunos que acessem o Google Earth e, na barra de ferramentas, o último link, o Google Maps no endereço web http://maps.google.com/maps
  
3. Oriente os alunos a pesquisarem no Google Maps o município/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do município/distrito e solicitar a pesquisa.

Atividade 4

A partir do painel de imagens Paisagens do meu lugar  organizado pelos alunos solicite que respondam as questões a seguir:
 1. A partir das apresentações dos painéis Paisagens do meu lugar, responda as questões no caderno:
a.  Qual a paisagem que você mais gosta do lugar em que mora? Justifique.
b.  E a paisagem que não gosta do lugar em que mora? Por qual motivo?  
c.  Alguma imagem apresentou problemas ambientais? Se positivo, qual o problema?
d. Que conseqüências este problema ambiental pode provocar na vida da população local?
e. Para você, como seria possível diminuir ou solucionar o problema ambiental?
f. E, de que maneira você pode colaborar para diminuir ou solucionar o problema ambiental?
 2. Em casa, pesquise junto a seus familiares o problema ambiental que mais os incomoda.
 3. Na escola, organize as informações. Primeiro, peça para o professor(a) anotar no quadro os problemas ambientais que foram apresentados pela turma e organizem uma tabela com os dados. Depois, com o netbook ou no laboratório de informática, utilizem o programa disponível, organizem as informações coletadas na pesquisa em um gráfico de colunas simples.  


Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples
Disponível em: 15 de abril de 2011 

4. No caderno, responda as questões abaixo:  
a. Qual o problema ambiental que menos incomoda os familiares dos alunos?
b. E qual mais incomoda os familiares dos alunos?
c. Para você, como seria possível resolver o problema? Apresente uma proposta.  
Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Matemática Ciências. Junto com a turma, avaliem qual o problema ambiental que mais incomoda. Converse sobre a possibilidade de organizarem uma proposta de ação que contribua para a melhoria do ambiente do lugar em que vivem. Se necessário, pesquisem na internet outras experiências e, juntos, coloquem em prática as ações definidas pelo grupo que objetiva a melhoria do Meio Ambiente do lugar em que vivem. Espera-se que, com esta atividade, os alunos percebam o processo de construção e a constante modificação das paisagens, além dos impactos da interferência dos seres humanos no Meio Ambiente, o que interfere na qualidade de vida da população local. Vale lembrar que a atividade contribui para que o aluno conheça melhor o lugar em que vive e se sinta responsável pelo mesmo, o que contribui para a conquista da cidadania.

Atividade 5

A proposta é organizar uma visita com os alunos no Arquivo Público do municipío em que moram para conhecer e analisar as produções fotográficas que registraram diferentes momentos da cidade/distrito. Aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a disciplina de História promovendo reflexões sobre  o uso da fotografia como fonte de pesquisa histórica e a discussão do surgimento da cidade/distrito. Outra reflexão importante é a análise do processo de construção e de modificação das paisagens do lugar em que moram e a relação do mesmo com as necessidades e interesses dos seres humanos.
Uma outra possibilidade é solicitar que os alunos pesquisem, junto a seus familiares e amigos, fotografias antigas do lugar em que moram e que tragam para a escola para organizar uma Exposição Fotográfica.  
Para sistematizar a atividade, solicite que comparem as fotografias observadas no Arquivo Público ou na Exposição Fotográfica organizada na escola com as imagens do painel organizado pelo próprio aluno. Depois, questione os alunos acerca de:
a. As paisagens do lugar em que você mora passou por mudanças?
b.  O que comprova este fato?
c. Para você, o que aconteceu de positivo na modificação das paisagens? E de negativo? Justifique. 
Possibilite que os alunos apresentem suas observações.  

Recursos Complementares

Utilize os sites de busca para conseguir informações que tratem de experiências relativas a ações que objetivaram a melhoria do Meio Ambiente. Sugerimos:
http://www.biologo.com.br/meioambiente/sites.html  Acesso em: 15 de abril de 2011.
http://www.akatu.org.br/  Acesso em: 15 de abril de 2011 
Para conhecer um pouco mais sobre a Construção e Interpretação de gráficos de colunas, sugerimos o site: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm Acesso em:15 de abril de 2011.

Avaliação

Ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
1.   A participação na realização das atividades sugeridas;
2.   A capacidade de identificar e analisar as paisagens do lugar em que mora;  
3.  A produção do texto solicitado, a organização do painel de imagens e a apresentação;
4.  A possibilidade de reconhecer os impactos provocados pela alteração das paisagens no lugar em que mora;
5. O interesse em participar de atividades práticas que envolvem a sua realidade; 
6.O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 

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